sexta-feira, 29 de julho de 2011

Contestações ao noticiário sobre supostas pesquisas secretas

As contestações abaixo foram enviadas por correio eletrônico. Divulgo omitindo o remetente das mesmas - entre outras razões porque as argumentações são válidas independentemente de quem as faça.

Qui, 28 de Jul de 2011 5:02 pm

1a. contestação

Sejam mais céticos. Duvidem mais das coisas que leem na Internet. Sempre que querem dar credibilidade a algo dizem que "cientistas afirmam" (no indefinido) ou "é segredo ou secreto", ou " a Nasa não quer revelar...", ou atribuem a Einstein coisas que ele nunca falou, falam que Darwin, Freud, Einstein, Marx se arrependeram no final da vida ...Ciência vive de comprovação e certezas, por isso é diferente da fé.

2a contestação.

Como esta notícia vem de um blog cristão conservador de direita, traduzida de um site de mesma ideologia, com fonte em um tablóide inglês de cunho conservador e textos resumidos; acho importante esclarecer algumas coisas para quem está formando opinião sobre o assunto.

“cientistas britânicos criaram mais de 150 embriões híbridos de seres humanos com animais”

Em nenhum momento da notícia é comentado que estes embriões nunca chegam a 14 dias de idade e se desenvolvem no máximo até este ponto:

http://www.sciencephoto.com/image/313928/530wm/P6800679-Human_blastocyst-SPL.jpg

Acho que este tipo de informação não deveria faltar numa notícia que mexe com o sentimento de tantos; que também são, em sua maioria, leigos.

“155 embriões “mesclados”, contendo material genético tanto humano quanto animal, foram criados durante os passados três anos”

Estes embriões são formados por um óvulo animal sem núcleo, que é fecundado por um núcleo celular 100% humano. O único DNA não-humano que existe neste embrião está nas mitocôndrias restantes do óvulo que constituem no máximo 0,1% de todo material. Estas não adicionam em nada ao material genético responsável pelas divisões celulares que são 100% humanas. Será que todos que lêem esta notícia entendem o nível dessa “mescla”? Será que todos entendem que SE este embrião pudesse ser desenvolvido em uma gestação ele resultaria em um ser humano normal e não numa suposta quimera metade humano metade besta? Usam-se óvulos de animais não-humanos apenas para evitar o uso de óvulos humanos que são mais difíceis de adquirir.

“As pesquisas secretas foram reveladas depois que uma comissão de cientistas alertou sobre um cenário de pesadelo em que a criação de híbridos de seres humanos com animais poderia ir longe demais.”

As pesquisas não eram secretas (apenas para o tabloide sensacionalista), e o que esta comissão de cientistas veio alertar se referia ao uso de transgenia de características humanas para animais. A objeção ética no caso é em relação ao sofrimento de animais; não com os “embriões mesclados”.

A comissão está preocupada com questões relacionadas aos animais humanos e não-humanos que já estão vivos e podem experimentar sofrimento. Estes cientistas não se opõe a pesquisa promissora que é feita com um amontoado de células com menos de 2 semanas de idade.

Na notícia traduzida escrevem:

“O Prof. Robin Lovell-Badge do Instituto Nacional de Pesquisas Médicas e coautor de um relatório feito pela comissão de cientistas, avisou sobre os experimentos e pediu uma vigilância mais rigorosa desse tipo de pesquisa.”

Na notícia original escrevem assim (traduzi para facilitar):

“ Professor Robin Lovell-Badge (…) disse que os cientistas não estavam preocupados com relação aos embriões humanos-animais porque pela lei estes tem de ser destruídos em até 14 dias (...) Ele diz: ‘A razão de fazer estes experimentos é entender mais sobre o desenvolvimento humano inicial e encontrar formas de curar doenças sérias, e como um cientista eu sinto que existe um imperativo moral em continuar com esta pesquisa.”

Como percebem, a informação correta não causa o mesmo efeito que o texto que foi traduzido de forma convenientemente errada.

“Dos 80 tratamentos e curas que ocorreram a partir das células-tronco, todos vieram das células-tronco adultas, não das embrionárias. Na base da ética e moralidade, [os experimentos com células-tronco embrionárias] fracassam; e na base da ciência e medicina também”.

Esta é a opinião de um político católico pró-vida sem qualquer especialidade no assunto. Ele ignora o fato de que a produção de células-tronco adultas só foi possível graças às pesquisas em células-tronco embrionárias. Além disso, avanços em vários estudos vieram indiretamente desse tipo de pesquisa, e o potencial de novas descobertas ainda existe. Na base da ciência e medicina estão longe de ser um fracasso, e na verdade tem grande potencial de continuar a ser um sucesso. Com base na “ética e moral” que defende um blastocisto por este supostamente possuir uma alma, em detrimento da cura potencial de inúmeras doenças que certamente vão matar milhões de seres humanos formados e conscientes; talvez ela fracasse mesmo. Ainda bem.

“Josephine Quintavalle, da organização pró-vida Comment on Reproductive Ethics (Corethics), disse para o Daily Mail, “Estou horrorizada com o fato de que isso esteja ocorrendo e não sabíamos nada disso. Por que eles guardaram isso como segredo? Se eles têm orgulho do que estão fazendo, por que precisamos fazer ao Parlamento perguntas para que isso seja trazido à luz?”

Não guardaram nada em segredo. Agiram de acordo com a legislação de embriologia vigente desde 2008, como a própria reportagem ressalta. Bastava que as organizações pró-vida (pró-vida de quem?) incomodadas com esse tipo de pesquisa tivessem checado a informação 3 anos atrás. Cientistas estão ocupados com coisas mais importantes que informar todo novo procedimento científico de maneira simples, para organizações e pessoas que estão longe de querer entender ciência. Quem acredita que um amontoado de algumas dezenas de células merece mais respeito que a cura de seres em plena consciência/senciência precisa se informar. Caso o problema não seja falta de informação, mas sim, excesso de crenças pessoais, espero que estas se mantenham aonde pertencem: no subjetivo de cada um.

De uma forma geral a ‘notícia’ vem mais para obscurecer do que para esclarecer, contendo várias informações incorretas e tendenciosas; além de ser baseada em um tabloide de reputação duvidosa e linguagem simplista, sem qualquer compromisso com a divulgação científica correta.

3- comentário -

Muito legal Pedro essa discussão. Isso me motiva a continuar sócio do Debulhar. Parabenizo ao Ageu por tê-la iniciado. Os seres humanos são animais vertebrados, bípedes, polegar opositor, encéfalo bem desenvolvido e mamíferos. Com DNA com lógicas similares a de outros mamíferos. Essa separação dita entre humanos e animais tem a mesma origem da separação feita para alimentar a discriminação sofrida por Darwin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário