domingo, 31 de julho de 2011

CARTA EM APOIO AO REV. RICARDO GONDIM

O Conselho de Presbíteros da Segunda Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte, reunido em 09 de julho de 2011, por decisão unânime dos presentes, vem a público expressar seu apoio e solidariedade ao Rev. Ricardo Gondim em relação aos desdobramentos de sua entrevista à Revista Carta Capital publicada em 27 de Abril deste ano no qual defende o reconhecimento jurídico da união homoafetiva no Brasil.

Repudiamos, em primeiro lugar, a onda de insinuações, julgamentos e insultos  que o pastor fundador da Assembléia de Deus Betesda vem sofrendo. Em sua grande maioria, tais críticas carecem de profundidade além de, em alguns casos, de um mínimo de respeito e amor cristão. Denunciamos tais discursos como espúrios e carentes de qualquer conexão com o espírito que emana dos Evangelhos. O reverendo Gondim, por sua humanidade, trajetória e contribuição ao meio evangélico brasileiro, merece tratamento respeitoso e menos leviano, mesmo em meio ao mais acalorado debate.

Lamentamos também a decisão da revista Ultimato de “des-continuar” a coluna do Reverendo Gondim. Por cerca de 20 anos ele foi voz profética coerente e aplaudida por editores e leitores dessa que já foi considerada a mais progressista publicação evangélica.  Por seu tom crítico e arejado, a Ultimato tem sido um espaço de encontro, debate e acolhimento das vozes dissonantes do senso comum conservador e autoritário do meio evangélico. Nosso lamento não tem deriva da expectativa de que a Revista Ultimato endossasse as posições do pastor Gondim relativas aos direitos civis dos homossexuais. Assinantes por anos dessa publicação, sabemos e valorizamos a pluralidade e a liberdade de seus articulistas. Temos clareza também de que o tema tocado pelo reverendo é complexo e terreno fértil para polarizações. Por isso mesmo e acostumados que estávamos a ver em suas páginas temas polêmicos e questionamentos honestos nos decepcionou a opção dos editores da Ultimado pela exclusão de um colaborador da envergadura e honestidade intelectual de Ricardo Gondim. Empobrecedora escolha.  Silêncio e exclusão justo em um momento em que é necessário aprofundar e qualificar o debate relativo à tensão entre o sagrado direito de crença de uns e o democrático respeito aos direitos civis (laicos) de outros.

Perdemos muito com tudo isso. Como evangélicos mais uma vez passamos a nosso país a noção de que somos uma massa conservadora homogênea incapaz de ouvir qualquer voz divergente mesmo da boca de seus próprios filhos.

Por rejeitar como vocalização de nossas posições os discursos simplificadores de questões complexas, por negar como legitimas toda retórica do ódio e por desejar que não se repitam  inquisições (com ou sem fogueiras) nos solidarizamos com o Reverendo Gondim, relembrando a máxima de Agostinho “No essencial, a unidade; na dúvida, a liberdade; em tudo, a caridade!".

Wertson Brasil de Souza, Presb.
Moderador do Conselho

Jorge Eduardo Diniz, Rev.
Pastor Titular

fonte: http://www.segundaigreja.org.br/noticias_view.asp?id=525

Nenhum comentário:

Postar um comentário