terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Senciência

Senciência é a capacidade de sentir ou perceber, e é um termo da filosofia e da ciência, incluindo o estudo de inteligência artificial. Na filosofia oriental, é uma qualidade metafísica de todas as coisas que merecem respeito e cuidado. O termo difere de outras características da mente e da consciência, como criatividade, sapiência, inteligência, autopercepção e intencionalidade. Alguns filósofos defendem que este aspecto da consciência, por sua subjetividade, é o único que não pode ser cientificamente compreendido.

Quando aplicado aos direitos dos animais, o termo descreve a capacidade de sentir dor e prazer. A partir do momento em que um ser vivo é capaz de experimentar, mesmo que sem consciência, dor e prazer, passa a vigorar a questão da justiça e eticidade de infligir dor desnecessariamente a eles. Ainda que a extensão que a senciência confere de direitos entre os diversos animais seja discutível, alguns filósofos propõe que a questão básica de direitos não é a razão ou a fala, mas a possibilidade de sofrer.

Peter Singer aponta que considerar antiético o sofrimento de humanos em situações especiais (como os comatosos, por exemplo) e considerar ético o sofrimento de animais (por exemplo, no abatedouro) é incongruente, é falacioso. A única razão para esta distinção seria a seleção da espécie animal, unicamente baseada no poder de cada uma (especismo). Segundo outro, o único direito que todos os seres sencientes, humanos e não-humanos, têm é o de não serem tratados como propriedade.

fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Sentience

outros temas relacionados:
vegetarianismo cristão
associação vegetariana cristã

Nenhum comentário:

Postar um comentário