quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Bioética e Fé Cristã n 3 ano V

Biblioteca
Bioética em tempos de crise
Oficina III Congresso Evangélico Nacional de Profissionais de Saúde

Biblioteca
A Ética Cristã, o Moralismo e o Amor
Ao sugerir que se falasse sobre ética e vida cristã nós, jovens, pensamos a
priori em uma conotação onde se colocasse num paralelo a ética e a moral, avaliando aquilo que tange a vida do cristão, definindo-o como tal e como emergem questões referentes à coerência entre discurso e ação.

Biblioteca
Islam y Bioética
Los principios fundamentales desde una óptica islámica son el respeto a la integridad física y psíquica, y la
conservación de la perennidad genealógica y de la filiación

Biblioteca
Bioética e Crença Religiosa: estudo da relação médico-paciente Testemunha de Jeová com Potencial Risco de Transfusão de Sangue
Tese apresentada à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo para Obtenção do Título de Doutor em Ciências
------------------------------------------------------------------------------------------------
Editorial

O Tempo

Tenho me visto tão escravo do tempo, ou da falta dele, que resolvi escrever um pouco sobre isso e sobre o quanto perdemos ao longo do caminho.
Quando começamos a edição deste sítio virtual, cinco anos atrás, não imaginávamos alcançar um grande público, pois sabíamos da complexidade dos temas que queríamos discutir. Não almejamos platéia, buscamos antes de tudo fazer a voz cristã ser manifesta, para quem queira ouvir, de maneira equilibrada e sem a carga emocional que normalmente acompanha certas discussões. Não temos as respostas em termos absolutos, sabemos com absoluta certeza as questões que nos incomodam.
Observamos a comunidade cristã sempre hasteando a bandeira da certeza e da convicção para uma sociedade que busca respostas. Àqueles que neste momento pensam em como pode haver razão, pensamento associado à fé, eu cito o verso "Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós".
Imaginemos um cenário: uma mulher, agredida e violentada; uma gravidez resultado de inominável violência. Agora, imagine que isso acontece todos os dias em vários lugares do mundo, e, certamente, perto de você. Uma pergunta: "Pastor, eu posso abortar?". Não ousaria discutir a questão do ponto de vista desta mulher: seu sofrimento, dor, vergonha, feridas físicas e emocionais. Convido-os a pensar na questão do lado desta liderança. Quando penso nas implicações da resposta a se oferecer, se esta for sincera e responsável. Não se trata de um simples sim ou não, trata-se de estar disposto a, como líder, caminhar com esta mulher todo o caminho; assumir junto com ela a parcela do peso que possa ser compartilhado.
Quero saber o que a comunidade cristã tem a dizer quando temos que nos posicionar sobre pesquisa com células embrionárias, eutanásia, ou qualquer outra questão Bioética.
Há que se ter tempo. Tempo para orar, buscar a Deus, ler, aprender, ouvir. Tempo para despir-se dos próprios conceitos e aceitar que os "pensamentos de Deus são maiores que os nossos". É preciso tempo.
Sobre nossas atualizações, consegui melhorar a programação da página para tornar as atualizações mais fáceis. A partir desta edição, podem contar com atualizações regulares a cada período entre trinta a quarenta e cinco dias.
Convido-os as se juntarem a mim na melhor administração do tempo. 'Ele' veio para que fôssemos livres, inclusive da escravidão do tempo.
Paulo de Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário