quinta-feira, 24 de junho de 2010

Negar valores culturais não faz um bom cristão, diz professor sioux

Dafne Sabanes

Quarta-feira, 23 de junho de 2010 (ALC) - "É preciso resgatar a fé cristã das mãos dos "cowboys'", disse o educador indígena Richard Twiss, da tribo Rosebud Lakota Sioux, aos participantes da Assembléia Geral de Unificação das igrejas Presbiterianas e Reformadas,reunida em Grand Rapids, Michigan, nos Estados Unidos.
Twiss converteu-se ao cristianismo já adulto, depois de uma experiência de militar contra o sistema de discriminação dos nativos norte-americanos. Foi preso e criticou, radicalmente, as igrejas por acompanharem a política de discriminação e pelo silêncio delas nesse quadro de injustiça que indígenas sofreram nos Estados Unidos e no Canadá.
O sioux continua sendo crítico contra as medidas educacionais aplicadas no final do século XIX e que significaram a separação forçada de crianças indígenas de suas famílias e comunidades, para serem internas em escolas administradas, muitas delas, por igrejas.
Além da proibição de falarem o idioma materno, crianças indígenas internas sofreram abusos. Pastores e educadores das novas gerações trabalham, agora, numa perspectiva oposta, de valorizar a pertença a uma comunidade indígena, assim que essas crianças se sintam orgulhosas de suas origens.
O educador sioux sustenta que negar a identidade indígena e seus
valores culturais não faz um bom cristão. Para ele, o fim último da missão é o estabelecimento do shalom, que dá lugar à realização das plenas potencialidades da criação, humanas e não humanas, "em reconciliação e unidade com Jesus Cristo".
A diversidade cultural, defendeu, não é um "desvio" dos planos originais de Deus, uma vez que "Ele mesmo se expressa na singularidade da união entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. A unidade só é possível em meio a essa diversidade. Onde não há diversidade só encontramos conformismo, uniformidade, monotonia. Deus chama a humanidade e a criação para uma vida abundante da comunhão".

------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC)
Edição em português: Rua Ernesto Silva, 83/301, 93042-740 - São Leopoldo - RS - Brasil
Tel. (+55) 51 3592 0416

Nenhum comentário:

Postar um comentário